top of page

Crockett Johnson

Portifólio Artístico-Matemático

3-SquareOf345.jpg

Obra

SQUARES OF A 3-4-5
TRIANGLE IN SCALENE PERSPECTIVE (DÜRER)

 

Crockett Johnson (1965)

Análise Estética

A pintura traz uma visão tridimensional de um espaço pelo uso da perspectiva linear usando planos que partem da tela. Esta é uma técnica usada no desenho, na pintura e na arquitetura, a partir do conceito de tridimensionalidade.

DESCRIÇÃO FÍSICA:

madeira (material da estrutura).

Medidas: total: 82 cm x 65 cm x,6 cm; 32 5/16 pol. X 25 9/16 pol. X ¼ pol.

INFLUÊNCIAS: A obra faz referencia ao trabalho do artista alemão Albrecht Dürer (1471-1528) na criação de maneiras de representar figuras tridimensionais em um avião.

ESTILO: pinturas geométricas abstratas, baseadas em teoremas matemáticos. Johnson fez um esforço para diferenciar suas pinturas da arte contemporânea, pois são baseadas na matemática da geometria, não apenas nas formas.

PONTO, LINHA E FORMA: Temos nesta obra três pontos fuga correspondentes aos vértices do triângulo menor que dão a sensação de tridimensionalidade da obra. O fundo preto ajuda a criar a sensação de espaço e profundidade. Tem-se também três planos que partem da tela e são decorados com pequenos quadrados, referentes aos quadrados dos respectivos lados do triângulo.

TEXTURA: Obra de textura Visual que através dos três pontos de fuga e as cores escolhidas pelo artista tem-se a sensação de profundidade.

LUZ: a luz ressalta a profundidade e tridimensionalidade desta obra.

Análise Matemática

A pintura nos traz conceitos da Geometria espacial e do teorema de Pitágoras.

 

LNGUAGEM MATEMÁTICA: Temos nesta obra três planos perpendiculares a tela, porém, temos um desses planos obliquo aos planos vertical e horizontal. O objetivo desses planos secantes entre si e com a tela é fornecer uma visão tridimensional do espaço em que estão contidos por meio de perspectiva. Temos a intersecção desses planos sendo um triângulo retângulo 3-4-5 e nos planos temos quadrados e esses quadrados são referentes ao quadrados dos lados do triângulo formado pelos planos, referenciando o Teorema de Pitágoras.​

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: A primeiro momento, tomando os planos que constroem o triângulo retângulo, temos a abordagem na área de Geometria Espacial. O uso do Teorema de Pitágoras é presente nas Geometrias, algebra e em outras areas da Matemática.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: O processo de criação espacial se dá por conceitos de Geometria espacial com planos que são perpendiculares a tela e temos dois desses planos perpendiculares entre si, com o plano referente a hipotenusa do triângulo retângulo formado sendo um plano obliquo aos outros dois. Tendo os lados do triângulo sendo 3-4-5, pelo teorema de Pitágoras temos a seguinte relação 5^2=4^2+3^2 e podemos notar que 5^2 é o número de quadrados presentes no plano referente ao lado da hipotenusa do triângulo e assim sucessivamente com os outros lados.

MÉTODOS E TÉCNICAS: A utilização da perspectiva dos planos em relação a tela é algoque é a base da obra junto aos três pontos de fuga referentes aos vértices do triângulo que dão a impressão de profundidade na obra.

bottom of page