A Arte de Programar com p5.js
Um encontro criativo e inovador entre a Programação Científica e a Arte
Sinfonia em Cores
A Produção da Arte computacional “Sinfonia em Cores” foi resultado do uso do p5.js para potencializar e materializar processos criativos e promover uma aprendizagem criativa em programação científica. Ela foi inspirada na Sinfonia nº 9 – Ode a Alegria de Beethoven e traz em seu processo criativo círculos e quadrados coloridos que representam o som dos instrumentos da sinfonia.
O p5.js possui uma interface limpa e clara, com um editor de texto simples para escrever o código e uma janela de exibição para mostrar a sua execução. Imagine uma tela de desenho ou pintura, em que no lugar de lápis, pinceis e tintas você digita códigos para programar a sua obra e expressar seu processo criatividade.
Ao abrir o editor do p5.js ele cria uma tela de desenho ou esboço para você começar a codificar suas produções. A função createCanvas() cria uma tela de desenho em que é possível configurar os parâmetros para a largura e altura da tela. A função function draw() é onde você codifica a sua obra usando funções para criar linhas, elipses, quadrados, retângulos e outras formas geométricas que são mostradas na janela de exibição posicionadas por meio da definição de suas coordenadas.
Você pode programar e configurar a ordem com que as formas são desenhadas e sobrepostas, o preenchimento e contorno das formas e controlar os seus atributos. O p5.js inclui um grupo de funções para desenhar formas básicas.
Acesse as referências do p5.js e busque por outras formas para inserir na codificação da obra “Sinfonia em Cores”.