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Guias

Aqui você encontrará o planejamento das ações realizadas nas disciplinas MTE1050 Formação acadêmico-cientifico- cultural 3: Formação fora da caixa, ofertada pela Faculdade de Matemática, e na Matemática e Arte, ofertada no mestrado profissional em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará- UFPA.

Matemática e Arte

De natureza interdisciplinar, a disciplina Matemática e Arte: uma aprendizagem criativa e inovadora do programa de pós-graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias do ensino superior (PPGCIMES) é um espaço de aprendizagem criativo, lúdico e inovador para estimular a reflexão, a experimentação e a criação e promover a educação do olhar e a ampliação da visão de mundo dos participantes.  A disciplina é inspirada em tendências metodológicas inovadoras como a cultura Maker e metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), e na importância da criatividade no processo de ensino e aprendizagem. Aliada a estas tendências metodológicas e inspirada no método da cartografia, proposto pelos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, criamos uma metodologia ativa intitulada CartoAprendizagem: uma cartografia da aprendizagem (aqui chamada Cartemática). Além disso, os encontros, processos e produtos vivenciados durante as ações propostas colaboraram para

Guia

CartoAprendizagem

Metodologia ativa que se apropria do conceito de cartografia para propor um modo de acompanhar percursos, de implicar processos de produção, de perceber as conexões de redes, de possibilitar o acompanhamento de movimentos e a construção de mapas. Processo que busca estabelecer conexões entre os saberes artísticos e matemáticos para o mapeamento de uma aprendizagem que envolve entendermos quem somos, o que pensamos e o modo como nos relacionarmos com o mundo. Trata-se da cartografia da aprendizagem criativa dos participantes. Uma postura que precisa ser vivenciada e experimentada para tornar visíveis os encontros, os saberes, os atravessamentos durante os processos criativos e práticas interdisciplinares experimentados na disciplina.

Apredizagem Criativa

Aprendiz fora da caixa

Olhar interdisciplinar

Inventário Artístico-matemático

Trata-se de cartocuradoria e a cartoprodução de um inventário artístico-matemátivo pelos participantes que são autorrelatos para explorar o repertório pessoal de cada um sobre Matemática e Arte. O inventário busca provocar um devir artístico-matemático no aprendiz que ao torna-se inventariante de seu patrinônio acadêmico, cultural e afetivo no contexto da Matemática e da Arte exercitará seu protagonismo, sua autonomia e sua criativiade através  da ressignificação de saberes e afetos e da construção novos conhecimentos e sentimentos.

Refletir sobre o seu patrimônio artístico-matemático, comunicando-o, estabelecendo memórias e compreensão, é uma forma de ressignificar conceitos e conhecimentos. Inventariar seu próprio patrimônio artístico-matemático é construir um discurso autorreflexivo coerente, não apenas descritivo, mas capaz de contribuir para a ampliação da própria formação e/ou transformação do aprendiz.

O inventário contém 30 perguntas que englobam contextos culturais, gostos poéticos e artísticos, contextos matemáticos e preferências pessoais e trata-se da produção de um caderno artesanal ou digital, criativo e artístico contendo as respostas às perguntas propostas. Visando uma aprendizagem criativa em Matemática e Arte, que prima pela vivência da subjetividade e da criação, o formato de apresentação do inventário, também é um convite ao lúdico. Espera-se que as respostas sejam ilustradas com imagens, poemas, montagens fotográficas ou esculturas em papel, entre tantas outras possibilidades, recheadas de sentidos, afetos, significados, proporcionando experiências e aprendizados.
A proposta foi confeccionar o inventário em três momentos diferentes no decorrer das disciplinas chamados de prelúdio, intermédio e posfácio:

Parte 1: Prelúdio: fase inicial do processo de autoconhecimento e aprendizagem do participante através do inventário de suas vivências e seus afetos com a matemática e a arte. Contém de até 10 perguntas sobre Quem sou?
Parte 2: Intermédio: fase intermediária de autoconhecimento e aprendizagem do participante através do inventário de suas vivências e seus afetos com os processos e produtos proposto durante as disciplinas. Contém de até 10 perguntas sobre Como estou?
Parte 3: Posfácio: fase de reflexão sobre os processos vivenciados. Contém de até 10 perguntas sobre Onde cheguei e para onde eu vou?
Em cada um destes momentos foi sugerida pela professora-mediadora uma narrativa metodológica para o inventariante-cartemático com o objetivo de estimular uma escrita criativa, por exemplo, a criação de um avatar.

Caixa de Afecções

Trata-se da cartocuradoria e a cartoprodução de um caixa de saberes como ferramenta metodológica para potencializar um devir artístico-matemático no aprendiz. Consiste na produção de uma caixa de saberes que promove uma aprendizagem autônoma, criativa e interdisciplinar em Matemática e Arte. Foram confeccionadas três tipos de caixas de afecções no formato de livro-objeto: Caixa de afecções Mondrian no formado de livro-objeto cartões; Caixa de afecções Serpa no formato de livro objeto sanfonado e Caixa de afecções Durer no formato de livro objeto pop-up. Além disso, foi produzido um CartoAtlas digital contendo as cartografias dos processos e encontros vivenciados pelos participantes.

Livro Objeto

O livro-objeto não possui uma definição específica, sua narrativa é contada por meio da manipulação e da ludicidade. Alguns usam recursos como os jogos para contar a narrativa, outros usam apenas diálogo entre imagens e palavras, mas todos modificam a estrutura física padrão do que estamos acostumados com o livro tradicional. Primeiro, foi realizada uma curadoria sobre livros objetos, particularmente aqueles que envolvam a temática de Matemática e Arte, depois cada participante elaborou o desenho pedagógico do seu livro-objeto e por fim criaram suas caixas de afecções.

CartoAtlas

Formação acadêmico- científico-cultural -3: Formação fora da caixa com Matemática e Arte

proposta da disciplina é inspirada em tendências metodológicas inovadoras como a cultura Maker e metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), e na importância da criatividade no processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, o aprendiz é o protagonista e autor da sua aprendizagem e será estimulado a exercitar e vivenciar processos criativos que visam promover um diálogo entre saberes.

Em consonância com esta metodologia ativa, propomos um sistema de acompanhamento contínuo que constará de atividades individuais e/ou coletivas com ênfase na interdisciplinaridade, na produção criativa e na autoavaliação dos participantes.

Competências e habilidades:

Ao final da disciplina o aluno deve ser capaz de:

  • Aplicar o conceito de interdisciplinaridade em Matemática e Arte em situações acadêmicas tais como produção de textos, infográficos, vídeos, (re)leituras de obras, entre outras;

  • Produzir trabalhos criativos e inovadores usando conceitos e/ou técnicas matemáticas e/ou aplicativos computacionais;

  • Trabalhar e estudar de modo remoto através um AVA;

  •  Ser criativo e sensível durante seu processo de aprendizagem.

Olhar Interdisciplinar atento

Olhar interdisciplinar mais atento

Inventário Artístico-matemático

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