top of page

Crockett Johnson

Portifólio Artístico-Matemático

4- Perspective.jpg

Obra

Perspective (Alberti)

Crockett Johnson (1966)

Análise Estética

Ao produzir esta obra, que trata sobre Perspectiva, Crockett utiliza algumas
ferramentas para tentar pintar objetos tridimensionais em uma tela bidimensional, destacando a ideia de profundidade.

DESCRIÇÃO FÍSICA:

Pintura a óleo sobre tela.

masonita (material de substrato)
madeira (material da estrutura)
MEDIDAS:63,7 cm x 77 cm x 3,8 cm; 25 1/16 pol. X 30 5/16 pol. X 1 1/2 pol.

INFLUÊNCIAS: Inspirado nos métodos de projeção de linhas desenvolvidos
pelo humanista italiano Leon Battista Alberti com intuito de criar um senso de perspectiva em suas pinturas. Crockett fez desses métodos o tema de sua pintura. Ele seguiu um diagrama em William M. Ivins Jr., Art & Geometry: A Study in Space Intuitions (edição de 1964), p. 76.

ESTILO: pinturas geométricas abstratas, baseadas em teoremas matemáticos.Nesta obra ele usou o Método de Alberti desenvolvido em 1435, intitulado De Pictura (Sobrea pintura ), no qual delineou um processo para criar uma pintura por meio do uso da perspectiva de um ponto.

PONTO, LINHA E FORMA: ele brinca com retas, pontos e cores onde no
tabuleiro o azul e o vermelho se difundem formando apenas uma, ele utiliza isso para obter a ideia do tridimensional, as retas todas se direcionam ao ponto de fuga para assim ajudar na ideia de perspectiva.

CLAROS E ESCUROS: Esta pintura tem um triângulo no centro que é dividido por uma linha diagonal, com a metade esquerda pintada em um tom mais escuro que a direita.O uso de tons escuros tem a ver com a ideia de mostrar profundidade, juntamente com os tons mais claros do tabuleiro para que pareça de fato tridimensional.

TEXTURA: Obra de textura Visual. 

COR: Crockett utiliza cores bem racionais, tons escuros, não vibrantes, dando esse toque mais forte. No tabuleiro ele usa as cores primárias vermelho e azul, e no meio do tabuleiro ele brinca com ambas as cores, formando o roxo, mistura das duas.

MOVIMENTO: O movimento que pode ser observado no Crockett Johnson se parece com conceitos da Op Art, que é um movimento artístico também chamado de Arte Óptica, ou optical art em inglês. 

Análise Matemática

Todas as suas obras estão diretamente relacionadas com a Matemática. E na presente obra ele usa o Método de Alberti desenvolvido em 1435, intitulado De Pictura (Sobre a pintura ), no qual delineou um processo para criar uma pintura eficaz por meio do uso da perspectiva de um ponto.

LNGUAGEM MATEMÁTICA: Johnson utilizou o método de Alberti
para criar uma pintura eficaz através da perspectiva de um ponto. Inclusive, a investigação dos conceitos matemáticos subjacentes às regras de perspectiva levou ao desenvolvimento de um ramo da matemática denominado geometria projetiva.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: O conceito matemático usado por Crockett está presente dentro da Geometria Plana, Espacial e também da Projetiva que realiza o estudo das propriedades descritivas das figuras geométricas.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: 

Para desenhar um quadriculado em perspectiva, é preciso ter em conta que todas as linhas perpendiculares ao observador - paralelas entre si - se
encontram num ponto. No entanto, isto não é suficiente, para saber
desenhar as linhas paralelas ao observador! E foi Alberti que, considerando o ponto na linha do horizonte onde convergem todas as diagonais - elas próprias paralelas entre si - que inventou um método para desenhar fácil e corretamente, um quadriculado em perspectiva.

MÉTODOS E TÉCNICAS: O método de Alberti (conforme modificado por Pelerin no início do século 17) e a pintura de Crockett Johnson começam com a seleção de um ponto de fuga (ponto C na figura). Supõe-se que o olho do observador esteja do outro lado e no mesmo nível de C. O olho olha através da pintura vertical para uma imagem que parece continuar atrás da
tela. Para retratar na tela o que o olho vê, o artista localiza o ponto A no horizonte (da horizontal a C). O artista então desenha a diagonal de A até o canto inferior direito da pintura (ponto I). A separação do ângulo ICH em ângulos menores e iguais cria linhas que delineiam linhas paralelas no plano da imagem. As linhas horizontais que criam pequenos quadriláteros e, portanto, o efeito xadrez.

 

bottom of page