Antonio Peticov
Portifólio Artístico-Matemático
Obra
Golden Circle
Antonio Peticov (1985)
Análise Estética
A seção áurea e o uso de proporções matemáticas são temas de suas obras. A intenção do autor foi sua infância; espaços, tamanhos e proporções o fascinavam.
DESCRIÇÃO FÍSICA:
A partir de 1985 praticamente todas as telas quadrangulares eram formatadas segundo φ , mas construiu “Golden Circle”(182 x 213 cm) nos formatos adequados à sua proposta.
Pintura acrílica sobre tela
MEDIDAS:182 X 213 CM
INFLUÊNCIAS: As influências dele nessa obra vieram da sua admiração pela matemática após conhecer um pintor chamado Pedro Tort.
ESTILO: Ele possui obras variadas e técnicas diversificados com combinação de tendências, segue uma ordem de obras com a mesma temática, se enquadra nos movimentos de vanguarda internacionais partir da década de 60.
TEXTURA: Obra de textura Visual.
PONTO, LINHA E FORMA: As linhas são traçadas com contornos geométricos, criando assim uma ideia de movimento quando as telas retangulares se encaixam.
LUZ: A luz tem influência sobre a pintura para causar diferentes visões ao público, a escolha decores vibrantes corrobora para ressaltar os detalhes da obra.
COR: Na obra ele relaciona tons fortes e tons mais suaves em partes de uma mesma tela causando um efeito de contraste.
MOVIMENTO: As suas obras estão relacionadas ao movimento de vanguarda, mas sempre buscando dialogar estas com as tendências da arte contemporânea.
Análise Matemática
LNGUAGEM MATEMÁTICA: O processo matemático usado na obra é o de proporções formadas a partir da progressão da junção de cada uma das telas.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: A área da matemática que se encaixa nesta obra é a geometria, a própria geometria plana se encaixa, pois observa-se muito de construções geométricas em suas formas.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
As principais propriedades são os formatos utilizados pelo artista, onde ele utilizou diferentes escalas para dar forma ao seu produto final, exemplos são: razões e proporções, sequências e formas.
MÉTODOS E TÉCNICAS: Os métodos e técnicas que podem ser relacionadas ao entendimento matemático são associados a formas já conhecidas, como as espirais, círculos e quadrados, objetos na maioria do cotidiano.