Crockett Johnson
Portifólio Artístico-Matemático
Obra
Rectangles of Equal Area (Pythagoras)
Crockett Johnson (1969)
Análise Estética
Crockett Johnson usou uma ampla gama de construções geométricas como base para suas pinturas. A pintura a óleo é a 48ª da série. Possui fundo preto e moldura de madeira preta, com os dois triângulos iguais em tons claros
DESCRIÇÃO FÍSICA:
Pintura a óleo sobre tela.
masonita (material de substrato)
madeira (material da estrutura)
MEDIDAS: 124 cm x 88,3 cm x 2,5 cm; 48 13/16 pol. X 34 3/4 pol. X pol.
INFLUÊNCIAS: Esta construção foi associada aos antigos pitagóricos. Crockett utilizou o Livro The number of things de Even G. Valens, especificamente da pagina 121. A partir do conteudo do livro crockett não somente reproduziu, como acrescentou as suas proprias ideias e essência artistica.
ESTILO: pinturas geométricas abstratas, baseadas em teoremas matemáticos. Crockett Johnson fez pinturas inspiradas em formas geometricas de artigos pitagoricos e partir dessas informações utilizou das cores para definir suas intençoes artisticas.
PONTO, LINHA E FORMA: nota-se o encaixe de cada forma geometrica de maneira satisfatória e bem clara.
CLAROS E ESCUROS: O contraste está entre as cores claras da pintura, nos objetos em questão, nos retangulos e nas tonalidades escuras nos triangulos feitos para criar o segundo triangulo.
TEXTURA: Obra de textura Visual.
COR: A paleta decores utilizada foi branco,creme, cinza e preto.
MOVIMENTO: O movimento que pode ser observado no Crockett Johnson é o Op Arte, tamebem chamado Arte Optíca.
Análise Matemática
Crockett constroi dois triangulos a partir do retangulo dado, o cateto do primeiro triangulo é a altura do segundo retangulo e o cateto do segundo triangulo retangulo é a base do mesmo retangulo.
LNGUAGEM MATEMÁTICA: Ele utilizou o teorema de pitágoras para a constrrução do outro retangulo a partir de um retangulo dado.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Geometria Plana;
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Esta pintura é baseada em um método de construção de um retângulo igual em área a um dado retângulo, dado um lado do retângulo a ser construído.
Na pintura, suponha que o retângulo de cor creme no canto inferior esquerdo seja dado, bem como um segmento de linha estendendo-se do canto superior direito dele. Construa o pequeno triângulo no canto superior esquerdo. Desenhe as três linhas horizontais mostradas, bem como a diagonal do retângulo construído. Estenda essa diagonal até que ela encontre a linha inferior, criando outro triângulo. O comprimento da base deste triângulo será o lado do retângulo desejado. Este retângulo está no canto superior direito da pintura.