Antonio Peticov
Portifólio Artístico-Matemático
Obra
Ambivalence Day
Antonio Peticov (1981)
Análise Estética
A seção áurea e o uso de proporções matemáticas são temas de suas obras.
DESCRIÇÃO FÍSICA:
Pintura acrílica sobre tela
MEDIDAS:55 X 55 CM
INFLUÊNCIAS: AUma das influências veio do livro “Φ = 1,61803398875... Appunti ed annotazioni su NATURA E GEOMETRIA - Progressione Aurea e forme pentagonali”, escrito por Aldo Montù em 1970.Outro livro fundamental foi o “Sezione Aurea e Forme Naturali” de 1980, do mesmo autor.
ESTILO: Peticov usa conceitos matemáticos e da física, relacionados ao espectro de cores e à luz, criando obras de cunho simbólico. Ele trabalha com pintura, desenho, gravura, escultura e ilustração e instalações.
TEXTURA: Obra de textura Visual.
PONTO, LINHA E FORMA: Faz uso clássico da Divina Proporção edo número Phi (Fi), para gerar planos, perspectivas e extensões, a fim de aproximar e distanciar coisas que dão harmonia às estruturas.
CLARO E ESCURO: Na obra é observado o uso da técnica de variação dos tons claro e escuro para gerar a perspectiva e profundidade nas formas.
LUZ: A luz aplicada na obra, é uma luz suave, não apresenta sombras profundas nem zonas de altas luzes e apresenta baixo contraste.
COR: A obra apresenta cores análogas do disco cromático. O uso dessas cores dá um resultado visualmente agradável e calmo.
MOVIMENTO: O movimento é constituído a partir de pesquisas pessoais sistemáticas em história da arte e pela sua integração aos movimentos artísticos de vanguarda na segunda metade da década de 60.
ESPAÇOS: Os elementos são organizados de maneira a trazer equilíbrio, alcançar a beleza por meio do uso de conceitos matemáticos.
Análise Matemática
LNGUAGEM MATEMÁTICA:
A Proporção áurea que é uma constante real algébrica aplicada utilizada na arquitetura, nas artes e pode ser encontrada até na natureza. O objetivo dos artistas era alcançar a beleza e harmonia em suas obras.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:
A aplicação da Razão Áurea, Números Irracionais, Equação do 2° grau, Geometria, Razão e Proporção.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
A Proporção Áurea – também conhecida como número de ouro, número áureo, secção áurea e proporção de ouro – existe quando uma linha é dividida em duas partes e a parte mais longa (a) dividida pela parte menor (b) é igual à soma de (a) + (b) dividida por (a), resultando em 1.618. O número φ = (1 + √5)/2 ≈ 1,618033989... é uma constante real algébrica irracional, denotada pela letra grega {\displaystyle \phi }\phi (PHI), em homenagem ao escultor Phideas (Fídias), arredondada a três casas decimais de 1,618.
MÉTODOS E TÉCNICAS:
Utiliza a Seção Áurea e o uso de proporções matemáticas. Ele faz uso de ϕ na divisão de espaço no interior da tela. Faz uso da proporção áurea na produção dos quadrados da obra.
As pinceladas coloridas são pintadas na linha do espiral do retângulo áureo onde ele emprega conceitos matemáticos e da física, relacionados ao espectro de cores, criando obras de cunho simbólico.